Você quer construir ou investir? Em ambos os casos comprar um lote vale a pena

Muitas pessoas se perguntam: comprar um lote é realmente um bom investimento? A resposta é: sim.

Comprar um lote é considerado um investimento seguro, rentável e que pode gerar um ótimo rendimento a médio e longo prazo.

Aliás, vamos começar esclarecendo a diferença entre terreno e lote. Terreno é um pedaço de terra, que pode ser usado por inteiro ou divido em partes menores; lotes são essas partes menores, que surgem quando acontece o loteamento.

Casa Própria

Investir em um lote é o primeiro passa para realizar o sonho da casa própria.

Talvez você esteja se perguntando: com tanta casa pronta, porque começar do zero, ou seja, do lote?

Bom, você poder fazer a casa da maneira que sempre sonhou parece um bom motivo.

Que tamanho você gostaria que cada cômodo tivesse? Quantos quartos, salas, banheiros? Ou você prefere investir no espaço externo, para receber os amigos?

Quando se começa com um lote, é possível sonhar com detalhes que, ao comprar um imóvel pronto, fica mais difícil de alcançar.

Comprar um lote

Além disso, iniciar pela compra do lote, depois fazer o projeto da casa, orçar o material e mão de obra, pode ser um facilitador para quem prefere assumir um gasto de cada vez.

Uma dúvida comum é quanto à localização do lote. Mas basta ficar atento às ofertas e optar por um espaço onde a cidade esteja se expandindo, mas que ainda seja possível adquirir o lote por um valor justo.

Desenvolver o projeto da sua própria casa significa unir a realização dos desejos da família, o gosto pessoal dos moradores, e as necessidades que a edificação deve atender.

Investimento

Nem todo mundo que compra um lote tem por objetivo construir sua casa, alguns pensam apenas em fazer um investimento.

Se esse é o seu objetivo saiba que você pode está fazendo um excelente negócio.

Um lote tem grande probabilidade de valorização, especialmente se houver construções próximas a ele.

E mais, quanto melhor o investimento na infraestrutura da região, mais o lote é valorizado.

Investir em um lote é indicado também para os conservadores, pois trata-se de uma aplicação com baixíssimo risco. Além disso, sua rentabilidade é bem melhor do que a da poupança.

Quem tem um lote precisa lembrar que ele exige manutenção, seja pelo cuidado com o terreno ou pagamento de impostos como o IPTU, mas eles são bem menores do que o de uma construção finalizada.

Para quem deseja aumentar o patrimônio, e pode esperar a valorização para vendê-lo é um excelente investimento, sem falar que, com patrimônio maior, fica mais fácil conseguir linhas de crédito para outros investimentos.

E engana-se quem acha que, em um momento de necessidade é difícil vender um lote. Na verdade é bem mais fácil negociá-lo do que se fosse uma casa pronta.

Atenção

Ao comprar um lote esteja atento a:

– Infraestrutura que o bairro, ou loteamento fornece. Tem asfalto, saneamento básico, energia? E o entorno é seguro? Escolas, bancos, supermercados, farmácias, estão disponíveis em uma distância relativamente próxima?

– Antes de fechar negócio analise toda a documentação do lote. Para checar que não há qualquer pendência vá direto ao cartório. Se ainda assim tiver duvidas, consulte um advogado da sua confiança.

– Negócio fechado, é hora de transferir o lote para o seu nome, somente assim será possível provar que ele é realmente seu. Toda a transação deve ser registrada no cartório de imóveis da cidade.

– Fique atento ao iniciar a pesquisa de preços. A máxima do “milagre demais até o santo desconfia” vale também para esse tipo de negócio. Claro que é possível buscar um lote bem localizado e com bom preço, mas fique atento se o negócio for excessivamente bom. Nesses casos duplique os cuidados quanto a ele estar realmente legalizado. Peça a matrícula individual do lote, uma espécie de certidão de nascimento do lote que garante não se tratar de uma ocupação irregular.

– Se o intuito é usar o lote para construir sua casa, antes que adquiri-lo cheque na prefeitura que tipo de construção é permitido naquela região.

– Negocie a forma de pagamento e possíveis descontos para pagamento à vista. Mas se preferir, e o proprietário concordar, assim como na aquisição de imóveis, ao comprar um lote também é possível usar um financiamento.

Deixe um comentário